Sobre o Cetab

De Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil
Ir para: navegação, pesquisa



O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/Ensp/Fiocruz) foi criado em 2012, por iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, e tem como missão desenvolver pesquisas, ensino e cooperação técnica com o objetivo de avaliar e subsidiar políticas, programas e ações de controle e prevenção do tabaco e de outros fatores de risco de doenças crônicas não transmissíveis. Trata-se de um núcleo com foco em um tema que se encontra na agenda de Saúde Pública do país, na agenda pós-2015 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que envolve o apoio ao cumprimento da Convenção Quadro Para o Controle do Tabaco, tratado internacional de saúde pública da qual o Brasil é país signatário.

O Cetab vai ao encontro das prioridades estabelecidas pelo Brasil, como Estado-parte da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Sua equipe multidisciplinar é formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como saúde pública, economia, direito, meio ambiente, comunicação, relações internacionais , educação entre outras.

No âmbito do ensino, Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde oferece cursos lato sensu, presenciais e à distância, voltados para formação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), como a Comunidade de Práticas sobre Controle do Tabaco para Fiscais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), que visa agregar conhecimentos e promover o compartilhamento de informações, experiências e formas de atuação entre os profissionais do SNVS envolvidos com as ações de controle do tabaco.

O Centro também hospeda o Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, criado em 2016 para atender o que preconiza as diretrizes do Artigo 5.3, da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS), que enfatiza a adoção de medidas para proteger as políticas públicas de saúde dos interesses comerciais da indústria do tabaco.

O Centro atua em colaboração com a Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro (Conicq), a Aliança para o Controle do Tabagismo (ACTBr), o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares (The Union).