Página principal

De Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil
Ir para: navegação, pesquisa




Flag of Brazil.svg.png Bandeira-espanha.gif Bandeira dos Estados Unidos.jpg

Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco

                 Observatorio icones vertical observatorio.png              Observatorio icones vertical taticas.png              Observatorio icones vertical organizacoes.png              Observatorio icones vertical pessoas.png              Observatorio icones vertical cetab.png               Observatorio icones vertical parceiros.png              Observatorio icones vertical apoio.png               Icone boletins.png                    Icone midia port.png            



Se libertar do tabaco.png


Um projeto realizado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CETAB), vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fiocruz, que conta com recursos do Ministério da Saúde com a colaboração do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, e a parceria do Instituto Nacional do Câncer (INCa), da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), da União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias. e do Tobacco Tactics, da Universidade de Bath


Atualidades


Fonte: Folha de São Paulo, 2019


3 de abril de 2019

Em protesto, padarias param de vender cigarros na Grande SP:

Comerciantes reivindicam aumento da margem de lucro. A Souza Cruz alega que a fixação de preço é necessária para agregar transparência e acirrar a competitividade evitando o comércio ilícito.

Veja a notícia AQUI



Fonte: Brasil247, 2019


2 de abril de 2019

OMS prova que plano de Moro de baratear cigarros fará mal à saúde dos brasileiros:

OMS afirma que os impostos sobre o tabaco são a forma mais efetiva de reduzir seu consumo, especialmente entre jovens e pessoas de baixa renda; ao elevar o preço do cigarro em 10%, diminui-se o consumo em cerca de 4% nos países desenvolvidos e cerca de 5% nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Acesse a notícia AQUI



Fonte: Change.org, 2019


28 de março de 2019

Diga NÃO à redução de impostos sobre o cigarro:

O Governo Federal criou um grupo de trabalho para analisar a redução de tributação dos cigarros. A portaria assinada pelo ministro Sérgio Moro, tem por intuito reduzir o consumo de cigarros contrabandeados, em prol do consumo de cigarros de origem nacional. Contudo, a decisão vai contra o que preconiza a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde que mostra que o aumento de preços e a adoção de uma política efetiva de impostos é a medida que tem melhor custo efetividade para a redução do consumo de derivados de tabaco.

Vote contra a decisão no abaixo-assinado AQUI

Acesse a carta aberta contra a diminuição dos impostos de cigarros AQUI

Acesse a notícia sobre a criação do grupo de trabalho AQUI


Acesse as demais notícias AQUI





Formas de interferência



Tobacco-industry-intimidation tratada.jpg

Em seus esforços para inviabilizar ou enfraquecer as fortes políticas de controle do tabaco, a interferência desta indústria assume muitas formas. Estas incluem:


Tutoriais e fontes de pesquisa

Observatórios

CONICQ


Tobacco Tactics


Observatory Sri Lanka


Observatory African


Siga o CETAB nas redes sociais


Facebook logo tratado.png               Twitter.png            Youtube-vector-logo-400x400.png